segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cresci mamãe, cresci ...


Crescer e deixar que o outro cresça ainda é um desafio na sociedade brasileira. A infantilização do brasileiro parece tratar-se de uma droga, começa aos poucos e com pequenas doses, depois, a abstinência toma proporções agigantadas e degenera totalmente o ser. Não querem enxergar que o nosso país está amadurecendo. E rápido. E o que mais se vê são leis protecionistas, possessivas, ditatoriais e um tanto conservacionistas.
No colégio, por exemplo, não há estímulo pra criar conhecimento. Pegam a matéria, estudam por você, mastigam o conteúdo e te entregam para fazer a simples deglutição do "conhecimento". É um tanto contraditório, pois, conhecimento = informação + pensar, mas não podemos pensar, não há tempo, nem auxílio a isso. Mas não digo que seja culpa dos profissionais do ensino, muito pelo contrário, a culpa é inteiramente do monstro que espera-nos ao fim do ano: o vestibular.
Na política. O "Estado Providência" sempre nos dirá o que fazer e nos retirará o fardo de termos que decidir nosso destino. O paternalismo nunca esteve tão em alta como agora. A pouco fora criada uma lei sobre não bater em crianças, nos mostrando qual o jeito certo de educar. Engraçado, pois isso já chega a inferir na nossa própria privacidade moral. Muitos não sabem mas, nos últimos anos, o governo tem se esforçado para ampliar essa doutrina a todos os brasileiros. Censura, restrição à publicidade de doces, proibição à publicidade de mamadeiras, chupetas e bicos para mamar (tenta-se promover a amamentação no seio materno), são algumas das "proteções integrais" que o governo nos acata, sem saber ao mínimo nossa opinião sobre tal.
Na mídia. Hoje, o que mais se vê é uma ditadura da "mãe mídia". Diz-nos o que vestir, o que sentir, o que comer. Ou você acha que a propaganda recentemente instaurada "coma abobrinha porque é bom, saudável, e vitalizante" é feita para realmente expressar tal situação? Na verdade, a abobrinha está em alta produção, e o Estado necessita acabar com isso, veiculando-a através da mídia.
Em casa. Pais superprotetores. Nos levam e nos buscam no colégio, tiram todos os obstáculos à nossa frente e não nos deixam enfrentá-los. Uma forma de amor? não duvido, mas um dia isso não será mais capaz, e quem fará tal papel? a vida será dura para alguém que fora mimado desde a infância.
Essa turma conservadora está caindo de maduro do galho. O próprio Estado, proclamou a independência da Colônia sem a participação do povo. Aqui a sociedade civil foi inventada pelo Estado, como uma sociedade coadjuvante, tutelada e frágil. Hoje, vivemos deitados eternamente em berço esplêndido.
É preciso aprender a tratar afetivamente o outro sem infantilizá-lo. O medo de sentir-se inseguro muitas vezes prevalece. Renunciamos à segurança, ao conforto, às mordomias e ao aconchego da casa dos pais e ai nos deparamos com consequências. É válido lembrar que tais consequências, em sua maioria, serão positivas.
Infelizmente, o Brasil não está preparado para uma revolução. Resolver uma crise de identidade no nosso país não será fácil. Talvez o bom senso indique que precisamos ainda da proteção da mamãe-Estado e do papai-governo. Talvez ainda não estejamos prontos para ser uma nação onde a população tem o direito de escolher e de errar por si. Mas isso precisa mudar, aos poucos mas precisa.
Daqui a pouco, na compra de carne vermelha, todos terão que levar uma cesta de frutas para tornar sua dieta mais saudável. Afinal de contas, precisamos ser protegidos de nós mesmos.
A questão aqui é que, além de tudo, somos tratados como idiotas. Cresci mamãe, cresci...


ABOUT JU

Esse post vai inteiramente dedicado ao salvador dele, o math :( se não fosse por esse caro amigo, nosso belo post teria ido pros ares, junto com a minha paciência de escrever outro (sap: escrevi o negócio e deu erro no ie e fechou tudo :) )
Bom, não preciso nem falar da minha indignação com o São Paulo futebol clube não é? Time desestruturado, não mostra raça, não mostra velocidade, não mostra atuação. Composto só por jogadores de times pequenos e que não aparecem diante do jogo, apenas pra fazer reclamação (vide fernandão). Tudo culpa dessa diretoria de merda. Juvenal Juvêncio, faça um favor à toda nação São Paulina, R E N U N C I E!
Whatever, keep smiling!

música da semana: foo fighters - best of you
livro da semana: toda a coleção de livros da Ágatha Christie

5 comentários:

  1. a unica parte que eu curti de verdade foi o inicio do "about ju" HAHAHAHA. cara, se tivesse perdido esse texto teria sido um desperdicio. ficou muito foda ju, sempre fica ;*

    ResponderExcluir
  2. É como se tudo que pensássemos e fizéssemos fosse já escrito. Fiicou muito bom o texto dona Jucinéia. E viva o Maath! hahaha.

    ResponderExcluir
  3. Bem como a Mari disse, parece que somos manipulaods desde pequenos. Mt mt bom dona Juliana.

    ResponderExcluir
  4. issaê morena :) bem escrito/pensado ;*

    ResponderExcluir