domingo, 9 de maio de 2010

Mãe

Em meio à tantos destroços, eis que surge um dia sublime nesse ano, mas um dia que não deveria se resumir em apenas um dia (contrariando a mari): O dia das Mães. É, mãe. Morenas, loiras, ruivas, negras, brancas, índias, mas Mães. A criatura mais pura e sensata já criada, e, me desculpe a expressão mas, quem um dia já levantou uma mão, uma arma, uma supeita para cima de sua Mãe, deveria ser abortado por uma vaca - vide meu diretor - isso mesmo, abortado.
Todo ano no meu colégio tem uma palestra em função do dia das Mães. Várias pessoas vão lá e contam histórias de suas vidas em relação a esse tema tão bonito, e muitas vezes nem tanto. Mas, em uma delas, ocorrida em 2008, uma menina falou uma frase que me sensibilizou bastante: "... Foi a pior coisa que já aconteceu na minha vida. Imagine chegar em casa e não ter ninguém a quem chamar de Mãe...".
Eu parei para imaginar isso e você também devia. Porque essa, infelizmente, é a dinâmica do mundo atual: Nós só damos valor à algo, quando o perdemos, e sinceramente, não caia na besteira de esperar sua Mãe se for pra perceber que você poderia ter falado mais "te amos", deixado de vergonha e ter distribuido mais abraços, beijos, carinhos, ter pedido mais concelhos, ter escutado e seguido mais esses concelhos, porque vindos dela, tenha certeza que serão os únicos realmente verdadeiros.
Eu acho bonito quando vejo pessoas mais velhas, pessoas com uma máscara de formal estampada na cara, pessoas ocupadas, enfim, pessoas que não transparecem muito sentimento, pedindo carinho às Mães, deitando a cabeça no colo delas. Ontem eu fiz isso, fiquei uma meia hora deitada ao lado de minha Mãe e ela alisando meus cabelos, nossa, eu senti uma paz enorme. Porque é assim, o único lugar seguro e confortável hoje em dia é o colo da sua Mãe. Lá fora eles vão querer te pisar, com ela não, é diferente, você absorve tranquilidade e segurança e só com ela, para deixar bem claro.
Mãe. Ela já limpou seu xixi, suas fezes. Ela já passou noites sem dormir apenas para ir lá no seu quarto num dia em que você não estava muito bem e ver se você tava respirando. Ela já ralou mais do que você vai ralar a sua vida inteira para achar aquela bicicleta que ela sabia que era seu sonho, apenas para ver o sorriso nos seus lábios, e tudo isso sem esperar nada em troca. É um tanto clichê escutar isso, mais ai eu te pergunto: Depois de tantos atos, você ainda acha que deve amar mais seu namorado, seu amigo que você nem tem certeza se é amigo realmente, seu professor, seu porteiro? Acho que não, porque nenhum deles, absolutamente NENHUM faria, faz ou vai fazer algo semelhante a isso.
O único te amo verdadeiro que você pode falar ou escutar é esse vindo dela. Porque até quando a gente chega com um cartão feito de macarrão e cheio de erros ortográficos ela chora de emoção e acha aquele o presente mais lindo do mundo.
Esse é o maior presente que você pode dar pra sua Mãe: AMOR. Algo que o capitalismo exacerbado ainda não pode comprar. Paradoxal mas é um fato. O maior presente é algo que você não acha em loja nenhuma.
Deixa de lado o plágio de textos, a alienação das flores e das jóias, a falsidade de um almoço/jantar quando você só faz isso nesse dia, apenas por desencarno de consciência ou por agir como a etiqueta manda. Isso tem que ser verdadeiro e TODOS os dias. Ou você não acha vergonhoso quando você fala: "Mãe como você é linda", e ela pergunta: "o que você quer?" demonstrando o quão falso você é com ela?
Viva sua Mãe mais vezes. Leve-a pra jantar, almoçar, dê um presente ou uma rosa, ou fale algo bonito todos os dias. Aliás você só está aqui hoje, lendo esse texto por causa dela, só e somente.
Viva o maternalismo. Porque sentimento recíproco, carinho, amor, segurança, cuidado, conhecimento e sabedoria se resumem em apenas um substantivo: MÃE.
e aqui vai minha homenagem para as Mães das blogueiras do empolga às 6, as Mães mais lindas desse mundo, desculpa ai :



1 - Tia Marildja Mãe da poli

2- Mari e sua Mãe Barbie

3- Mãe da Giuli super chique

4- Lara e sua Mãe fofa

5- Minha linda pequena

Bom, ficou muito feio e estranho porque foi em cima da hora. A Loh não conseguiu me passar a foto da Mãe dela a tempo, mas pode ter certeza de que ela é muito linda e querida por nós. E meninas, relaxem, vocês e suas lindas são muito mais bonitas que isso AHSIASDU mas o que importa é a intenção. FELIZ DIA DAS MÃES!

9 comentários:

  1. AWWWWWWWWWWWWWN QUE LINDO JU!
    o desenho que você fez eu morrer de curiosidade né ;( HAHAHA mas awn.

    ResponderExcluir
  2. muito bom! sério :D adorei o texto *-*

    ResponderExcluir
  3. QUE TEXTO PERFEEEEEITO! AMEEEI.. :D

    ResponderExcluir
  4. Que perfeito Ju, amei, é pra tocar no fundo da alma né? haha
    nossas Mães são lindas demais né *-*
    amei muito, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. "Porque até quando a gente chega com um cartão feito de macarrão e cheio de erros ortográficos ela chora de emoção e acha aquele o presente mais lindo do mundo."
    plaagio D: hasuahsuhaushaushauhsuahsuahsu
    ficou muito foda o texto ju, parabens *-*

    ResponderExcluir
  6. realmente ficou lindo demais o texto ju :') e o desenho ficou lindo, haha, parabéns ju, e corrigindo: conselho*

    ResponderExcluir
  7. da-lhe ju! nao sabia que nao tinha comentado aqui ainda D: mas fico foda! ;*

    ResponderExcluir